top of page
Foto do escritorJéssica Monteiro

Investir na produção de frutas pode ser um ótimo negócio

Em pequenas propriedades rurais, o cultivo de plantas frutíferas possibilita um grande rendimento por área, podendo ser uma importante alternativa para incrementar a renda dos agricultores.


Cesta de frutas com banana, maçã, laranja e limão.

As frutas produzidas, podem ser comercializadas em feiras ou vendidas para as indústrias, cooperativas; entre outros.


“A produção e a comercialização de frutas, tem proporcionado o aumento de renda em muitas propriedades rurais. As frutas produzidas podem ser comercializadas “in natura” ou processadas. Após o processamento, acontece uma agregação de valor, aumentando ainda mais o lucro do agricultor”.

Dica importante para quem deseja começar a produzir frutas


Antes de fazer o plantio de qualquer frutífera, primeiro é necessário avaliar alguns fatores como:


Clima e solo


É necessário avaliar se o clima da sua região e ideal para a espécie que você pretende cultivar.


Cada espécie pode apresentar uma necessidade específica em cada um de seus períodos fenológicos, tais como floração, frutificação, maturação das frutas, dormência, brotação e vegetação. 


É desejável que a área escolhida para a instalação do pomar, tenha solos profundos e bem drenados, evitando-se solos encharcados ou sujeitos a encharcamento.


Topografia do terreno


A avaliação da topografia do terreno deve ser feita antes da instalação do pomar. Se o terreno for composto por áreas inclinadas, o agricultor deve optar em escolher a exposição norte, em função da melhor insolação e à menor incidência de vento.


É importante que as plantas sejam posicionadas de forma que consigam fazer o melhor aproveitamento da luz solar.


Disponibilidade de água


Antes de implantar o pomar é importante avaliar se a água disponível na propriedade rural tem qualidade e quantidade suficiente para a realização de irrigações, tratos fitossanitários, entre outros.


Mão-de-obra


O cultivo de frutíferas é uma atividade que requer o uso intensivo de mão de obra qualificada. Em função da necessidade, o agricultor precisa fazer o levantamento da disponibilidade de mão-de-obra, visando evitar prejuízos devido a não realização de alguma prática por falta de pessoal.

 

Mercado consumidor


Em algumas regiões, podem existir algumas preferências por variedade, tamanho, cor e sabor das frutas, então, busque saber qual é a preferência do mercado consumidor da sua região. Considere também a perecibilidade das frutas e a distância do pomar até o local aonde será feito a comercialização.


Transporte


Devido à alta perecibilidade de algumas frutas é necessário que o transporte do local de produção ao destino final, seja feito em estradas boas e de forma rápida, evitando-se perdas por descarte.


Agregando valor ao produto


Ao fazer o beneficiamento oferecendo ao consumidor frutas limpas, cortadas e embaladas em recipientes com diferentes tamanhos, você agrega valor ao seu produto.


Existem outras alternativas para agregar valor ao produto, tais como o processamento de frutas transformando-as em desidratadas, geleias, compotas, polpas, entre outros.

 

“Investir na produção de frutas pode ser um bom negócio, desde que, seja feito da forma correta. Se você pretende investir nesse setor, faça um planejamento considerando a dica que descrevi acima. Nessa etapa é muito importante contar com a orientação de especialistas no ramo para te ajudar a tomar as melhores decisões”.

 

Jéssica Monteiro


Autora do artigo - Jéssica Monteiro, canal Vivendo de Agricultura.

Comments


bottom of page