Desde a primeira vez em que plantamos girassol, recebo diferentes perguntas a respeito das curiosidades que envolvem a cultura.
Alguns acreditam que sua finalidade é apenas ornamental (o que é maravilhoso!). Mas, os girassóis produzidos aqui são especialmente para fabricação de óleo culinário. SIM! Esse óleo que utilizamos nas nossas cozinhas!
Girassol
“Os lindos e extensos campos amarelos deixam os olhos apaixonados e trazem boas energias.”
Do plantio ao óleo, o girassol passa por diferentes processos de desenvolvimento onde cada etapa possui sua importância. É necessário muito cuidado e trabalho para que seu florescimento, que chama tanto a atenção dos apaixonados por campos de girassóis, conceda boas produtividades. Mas esse papo de manejo e cuidados, eu vou deixar pra outro dia!
Hoje quero compartilhar a origem dessa cultura que é tão importante pra mim e um pouco de curiosidades sobre sua história. Vamos lá?
Origem
Alguns relatos arqueológicos revelam indícios de que o girassol (Helianthus annuus L.) era utilizado por índios norte-americanos por volta de 3000 anos a. C.
Dá para acreditar? Estudos indicam que a domesticação do girassol ocorreu principalmente em algumas regiões do México e EUA, sendo utilizado com propósito alimentício, além de medicinais e decorativos.
História e Difusão Geográfica
“No Brasil a cultura ainda não é cultivada em grande escala, mas, trabalhamos para o aumento de áreas.”
Foi em 1510 que o girassol foi levado para o Jardim Botânico de Madri, na Espanha. No início, o interesse foi como planta ornamental e alimentícia, sendo assim difundida para diversas partes da Europa.
Após quase 300 anos, o girassol foi citado pela primeira vez na Rússia como planta comercial.
(Um tempão, né?)
Dessa maneira, nos anos subsequentes, a Rússia iniciou um programa de incentivo à cultura, investindo no melhoramento genético e aperfeiçoando a qualidade e a extração do óleo de girassol.
No Brasil, o cultivo do girassol passou a ter importância no século XIX, inicialmente na região Sul do país, provavelmente trazida por colonizadores europeus que consumiam as sementes torradas e fabricavam uma espécie de chá matinal.
Somente após muitas décadas a cultura do girassol passou a ter indicação de cultivo comercial, sendo uma planta de várias aptidões como produtora de silagem, oleaginosa, alimentação de aves, entre outros...
O cenário da cultura no Brasil vem se desenvolvendo ao longo dos anos, trazendo possibilidades dentro da agricultura e investimentos em tecnologia para seu melhoramento.
Por aqui...
Se depender de mim, cada vez mais será uma cultura reconhecida!
Logo trago mais curiosidades pra vocês...
Até breve!
Comments