top of page
Foto do escritorSimone Dameto

A cultura do girassol e sua origem

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Desde a primeira vez em que plantamos girassol, recebo diferentes perguntas a respeito das curiosidades que envolvem a cultura.

Alguns acreditam que sua finalidade é apenas ornamental (o que é maravilhoso!). Mas, os girassóis produzidos aqui são especialmente para fabricação de óleo culinário. SIM! Esse óleo que utilizamos nas nossas cozinhas!


Girassol


Os lindos e extensos campos amarelos deixam os olhos apaixonados e trazem boas energias.”

Do plantio ao óleo, o girassol passa por diferentes processos de desenvolvimento onde cada etapa possui sua importância. É necessário muito cuidado e trabalho para que seu florescimento, que chama tanto a atenção dos apaixonados por campos de girassóis, conceda boas produtividades. Mas esse papo de manejo e cuidados, eu vou deixar pra outro dia!


Hoje quero compartilhar a origem dessa cultura que é tão importante pra mim e um pouco de curiosidades sobre sua história. Vamos lá?


Origem

Alguns relatos arqueológicos revelam indícios de que o girassol (Helianthus annuus L.) era utilizado por índios norte-americanos por volta de 3000 anos a. C.


Dá para acreditar? Estudos indicam que a domesticação do girassol ocorreu principalmente em algumas regiões do México e EUA, sendo utilizado com propósito alimentício, além de medicinais e decorativos.



História e Difusão Geográfica


“No Brasil a cultura ainda não é cultivada em grande escala, mas, trabalhamos para o aumento de áreas.”

Foi em 1510 que o girassol foi levado para o Jardim Botânico de Madri, na Espanha. No início, o interesse foi como planta ornamental e alimentícia, sendo assim difundida para diversas partes da Europa.


Após quase 300 anos, o girassol foi citado pela primeira vez na Rússia como planta comercial.

(Um tempão, né?)


Dessa maneira, nos anos subsequentes, a Rússia iniciou um programa de incentivo à cultura, investindo no melhoramento genético e aperfeiçoando a qualidade e a extração do óleo de girassol.


No Brasil, o cultivo do girassol passou a ter importância no século XIX, inicialmente na região Sul do país, provavelmente trazida por colonizadores europeus que consumiam as sementes torradas e fabricavam uma espécie de chá matinal.


Somente após muitas décadas a cultura do girassol passou a ter indicação de cultivo comercial, sendo uma planta de várias aptidões como produtora de silagem, oleaginosa, alimentação de aves, entre outros...


O cenário da cultura no Brasil vem se desenvolvendo ao longo dos anos, trazendo possibilidades dentro da agricultura e investimentos em tecnologia para seu melhoramento.


Por aqui...


Se depender de mim, cada vez mais será uma cultura reconhecida!

Logo trago mais curiosidades pra vocês...


Até breve!



Comments


bottom of page