Conheça as melhores estratégias de marketing digital no agronegócio para se destacar no setor.
Quer aprender a alcançar novos mercados e aumentar sua visibilidade através das plataformas digitais e do marketing no agronegócio? Confira esse artigo que preparamos para você!
Marketing dentro e fora da porteira
Que o agronegócio assume um papel de protagonista no nosso país, nós já sabemos. Somos líderes em diferentes áreas de produção e exportação. Crescemos exponencialmente e aumentamos as melhores estratégias para produzirmos cada vez mais de maneira sustentável e responsável.
Mas e além da porteira, será que utilizamos a nossa voz e comunicamos nosso trabalho?
Existem relatos de que o agro se comunica pra dentro da porteira. Isso foi um fato durante muito tempo, mas, com a conectividade e a acessibilidade digital, essa realidade já enfrenta mudanças.
Com o crescimento expressivo do mercado agrícola, atingindo cada vez mais pessoas, é necessário estar atento às tendências e se posicionar nas mídias digitais. Parece clichê, mas definitivamente: “quem não é visto, não é lembrado”.
Alguns dados do SEBRAE contabilizam mais de 500 mil empresas agropecuárias, onde quase 60 mil são consideradas pequenos negócios. Baseando-se nesses dados, sabemos que para o desenvolvimento e a consolidação dessas empresas, é necessário planejamento e inclusão de soluções que se conectam com o marketing digital.
Um exemplo comparativo:
Sabe quando queremos comprar algo e estamos apenas com cartão e o estabelecimento não possui maquininha? Ou então, atualmente, ainda não utiliza o PIX? Pois é...
Imagina um potencial cliente pesquisando sua empresa ou sobre produtos e serviços que ela possui e você não está presente digitalmente. As chances desse cliente te encontrar são bem menores.
O marketing está presente em diferentes formatos, dentro e fora da porteira. O que é necessário é um estudo e avaliação individual de cada caso e propósito.
Motivos para investir no marketing digital no agronegócio
Quando falamos em investir no marketing digital no agronegócio, salientamos a importância da atenção em todos os elos da cadeia produtiva. Compreender a estrutura do seu negócio rural para conseguir traçar um planejamento de posicionamento no digital.
Não é só propaganda. Não é só uma foto ou um vídeo institucional. São conjuntos de estratégias e soluções que são estudadas e aplicadas conforme o seu nicho dentro do agronegócio. Dessa forma, os resultados aparecem gradualmente e podem tornar sua empresa referência no mercado.
Atualmente, os consumidores estão atentos e preparados para fazerem suas escolhas de consumo e, com a facilidade do acesso à informação, a importância da imagem positiva online faz toda a diferença.
Visibilidade
Uma análise de marketing bem elaborada permite o aumento da visibilidade e posicionamento de sua empresa, marca ou produto. Esse aumento fortalece a reputação e gera a capacidade de atrair clientes.
Conexão
Aproveitar as estratégias do marketing digital no agronegócio beneficia a conexão com o público que está cada vez mais presente na internet. Há alguns anos, o agronegócio ainda possuía uma forma tradicional de se comunicar. Em alguns casos, é uma forma que ainda funciona muito bem, mas hoje em dia, diferentes faixas etárias estão presentes nas redes sociais, acompanhando tudo e de maneira cada vez mais rápida.
Dicas e estratégias de marketing digital no agronegócio
Você está presente de que forma no digital?
Para construir autoridade no universo digital, é necessário ter uma página ou um site estruturado. Organizar as informações para quando buscarem seus produtos ou serviços, sua empresa ou marca apareça nas ferramentas de pesquisa.
Se você já possui um site ou página, como está sua frequência de publicações? Suas informações estão atualizadas? Quando um site é publicado, existem diferentes ferramentas e técnicas a serem utilizadas para que ele permaneça nas sugestões de acesso. Por exemplo: técnicas de SEO, marcações, referências, palavras-chave, título atrativo...
Marketing de conteúdo
Assim como todas em outras áreas, o agronegócio também está atento às campanhas e publicações. É um público seletivo que necessita de confiança para chamar a atenção.
Uma estratégia de marketing digital no agronegócio pensando na confiança é a criação de conteúdo digital, seja por meio dos proprietários, dos colaboradores ou da contratação de influenciadores.
Essa é uma maneira de atrair seu público-alvo por meio de conteúdos relevantes envolvendo sua empresa e gerando identificação em quem acompanha.
Mas acredite, não faça da sua página uma coleção de publicidades, hein?
É importante que o conteúdo gerado faça sentido para quem acompanha e principalmente para atingir novos acessos. Um exemplo: Se sua empresa oferece serviços de consultoria jurídica voltados para o agronegócio, traga além dos serviços algumas notícias e dicas importantes para seu público desejado.
Mídias sociais
O Brasil é um dos países que mais consome mídias digitais do MUNDO. Não dava para imaginar que teríamos tantas ferramentas para aproveitarmos do marketing no agronegócio, né?
Aproveitar de maneira produtiva as redes sociais é uma grande oportunidade de negócio. Grande parte dos clientes ativos e possíveis clientes estão no meio digital e utilizar as mídias sociais a favor do seu negócio que envolve o agro pode trazer excelentes resultados.
Um exemplo é a criação de contas nas principais redes sociais utilizadas, como o Instagram, o TikTok, o Facebook e Twitter. O ideal é avaliar qual dessas redes faz mais sentido com seu propósito.
E agora, como começar?
É só entrar em contato com a gente, né? (brincadeira!)
Se você está buscando por soluções de marketing digital no agronegócio, lembre-se das perguntas que levantamos acima: Como está minha presença no digital? De que maneira meu negócio é relevante? As pessoas me encontram com facilidade?
Investir em marketing requer acompanhar as tendências e moldar de maneira específica as soluções para os nossos negócios. Conhecer o mercado e entender os desafios do público-alvo é fundamental obter resultados no marketing digital.
Dessa forma, é possível criar uma grande rede de networking, fortalecendo o mercado e principalmente atraindo novos clientes.
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