O convite para ser uma das Embaixadoras do Prêmio Mulheres do Agro em 2021 chegou em um momento muito especial da minha trajetória. Admito que me senti surpresa...
Ter a oportunidade de representar e ao mesmo tempo estar ao lado de mulheres tão importantes para o agronegócio brasileiro, me motiva a transformar este trabalho em algo cada vez mais grandioso e acessível, para que tantas outras mulheres do setor também possam sentir o mesmo.
Sobre o Prêmio
“O Prêmio reconhece a importância das mulheres do agro e reforça que a atuação seja cada vez maior e mais eficiente, por isso visa promover histórias de produtoras rurais que atuam na gestão das propriedades e contribuir para a igualdade de gênero no Brasil.”
Criado pela Bayer e pela ABAG, o Prêmio Mulheres do Agro surgiu a partir do seguinte cenário:
• A ONU Mulheres instituiu como lema para a campanha global de 2018 “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”;
• De acordo com levantamento da ONU, as mulheres representam 43% dos trabalhadores rurais no mundo;
• Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 1/3 dos cargos de gerência nas fazendas são ocupados por mulheres;
• Mesmo com forte presença no setor agrícola, de acordo com a última pesquisa realizada pela ABAG, cerca de 45% delas relatam ter sofrido algum tipo de preconceito no trabalho.
O prêmio se divide em três categorias: Pequena, Média e Grande propriedade.
Em Pequena propriedade, se enquadram mulheres proprietárias ou administradoras de imóveis rurais de áreas entre 1 (um) e 4 (quatro) módulos fiscais.
Na categoria Média propriedade, fazem parte as que possuem imóveis rurais de áreas superiores a 4 (quatro) até 15 (quinze) módulos fiscais.
Os imóveis rurais acima de 15 (quinze) módulos fiscais, fazem parte da categoria Grande propriedade.
A premiação acontece durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agro, que em 2021 acontecerá virtualmente.
Objetivos
• Incentivar a participação da mulher no agro;
• Disseminar as boas práticas agropecuárias no campo;
• Reconhecer a contribuição da mulher nas atividades agropecuárias;
Fantástico, né?
Há muito tempo, lutamos pelo agronegócio produtivo e sustentável. Ter um prêmio que valoriza e reconhece mulheres que atuam dessa maneira, faz com existam bons exemplos cada vez mais visíveis e atraentes no setor.
A importância do Prêmio
“Irá reconhecer as grandes inovações para boas práticas agrícolas focadas na gestão de recurso hídrico, uso correto de defensivo agrícolas e conservação do meio ambiente com gestão na propriedade, que respeite os pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.”
Há cada vez mais iniciativas em diversos âmbitos que promovem a diversidade e a equidade de gênero no agronegócio. O aumento da presença de mulheres no setor ao longo dos últimos anos é comprovado e a busca por qualificação, conhecimento e inovação, fortalecem o protagonismo no setor.
A possibilidade de unir o trabalho inovador realizando boas práticas e sustentabilidade, faz das vencedoras do prêmio uma referência para outras mulheres.
Sobre ser influência para outras mulheres do agro
A importância de sermos influência positiva na vida das pessoas, é o que nos faz ter determinação e força para encarar os desafios e conquistar os nossos próprios objetivos. Não é por acidente que nossos caminhos pessoais e profissionais se cruzam constantemente, quando dividimos nossas experiências uns com os outros.
Eu acredito muito que quando contamos nossas histórias, inspiramos outras mulheres a fazerem o mesmo. Isso fortalece o protagonismo e faz com que outras sintam o desejo de ter o mesmo posicionamento.
Quer saber mais sobre as inscrições ou lembrou de alguém que você acha que gostaria de participar do prêmio?
Acesse o site:
Comments