top of page

A conexão do meu trabalho com as redes sociais

Foto do escritor: Simone DametoSimone Dameto

Atualizado: 24 de fev. de 2023

A pergunta que mais recebo de quem está iniciando no universo digital do agro é: Como você começou? Você se planejou? Como as empresas chegam até você?

Apesar de já utilizar as redes sociais para compartilhar minha rotina há um tempo, não imaginava que tão rapidamente isso também pudesse se transformar em um trabalho. Entre um projeto e outro, aprendi muitas coisas. Hoje vou compartilhar com vocês como foi esse início e as percepções que tive até aqui.


Começar foi difícil?


Você possui nas mãos inúmeras ferramentas para expor seu trabalho de maneira criativa. Use isso a seu favor.”

No começo, admito que eu tinha um pouco de resistência...

Com o tempo, pude enxergar o quanto era positiva a experiência de compartilhar o meu trabalho no campo e ter parceria de empresas alcançando um público maior. Depois disso, a sensação de gerar identificação em outras pessoas, foi me despertando cada vez mais interesse e motivação para continuar.


Não foi difícil, mas é um processo de construção. É necessário paciência e resiliência...assim como o trabalho no campo. Nem todo mundo vai se identificar ou se interessar por aquilo que você gosta, e tá tudo bem!


Identificação

Eu nunca planejei ser algum tipo de referência...eu simplesmente compartilhei minha vida e as coisas aconteceram. Sem grandes edições ou planejamentos. Mas eu acredito que o fato de me dar a liberdade de publicar as coisas exatamente como eram, trouxe legitimidade à minha voz. Na fazenda, as atividades mudam à cada minuto. Nossa rotina na maioria das vezes não segue o curso que desejamos, e é justamente isso que desperta curiosidade: transformações, mudanças, imprevistos.


Sabe qual a maior dica que eu daria a alguém que está começando?

- Não tente se encaixar em algo que não faz parte da sua realidade.

(Na verdade essa dica vale pra qualquer coisa nessa vida...)


É dessa maneira que a gente atrai pessoas que se identificam com nosso trabalho e nosso propósito. E é exatamente assim que também atraímos reconhecimento de empresas parceiras.


Aprendizados


Seja original, mostre o que acredita e conte sua história.”

1 – Seja genuíno em tudo que compartilhar:


Conteúdo de qualidade é muito importante! E mais ainda se ele fizer parte da sua experiência de alguma maneira. É isso que chama atenção e que te faz influente de verdade no que fala.


2 – Ofereça algo diferente


Nós vivemos na era da transformação digital! Todos nós, somos criadores de conteúdo de alguma maneira...estamos conectados diariamente. Em qualquer setor haverá pessoas falando sobre o mesmo tema que você. Como se diferenciar? Seja autêntico. Todos nós temos um jeito único de abordar um assunto...é isso que nos torna interessantes.


3 – As possibilidades são infinitas


Criar conteúdo abre portas. Parcerias, oportunidades de negócio, cursos, networking, lançamento de produtos, workshops...São muitas as opções.


É sempre bom lembrar que falar sobre o agro também envolve inúmeras possibilidades. Você pode falar sobre sua rotina de trabalho, sobre notícias do setor, máquinas, agricultura, gestão, paisagismo, florestas, sustentabilidade...dá pra escolher né?


Minha escolha

Aqui no meu blog pessoal, eu escolhi mostrar além da minha experiência como profissional do agronegócio. Toda semana trarei sob minha perspectiva, as diferentes maneiras em que o campo está ligado às nossas vidas.



Comments


bottom of page